Mentor para sua startup

 

Mentores de startups (empreendedorismo digital) são vistos naturalmente como pessoas experientes e bem sucedidas em alguma área específica. Um mentor dá conselhos e orienta pessoas menos experientes, que logo se tornam seus aprendizes.

Na percepção de um mentor significa que quando alguém o procura é porque acredita que a sua sabedoria pode ajudá-lo a crescer e se desenvolver como empreendedor.
Mentorar um empreendedor traz algo muito gratificante e satisfatório na própria construção da carreira do mentor.

Mas afinal, quais são as características de um grande mentor de startups?

Estar presente.

Mentores são incrivelmente focados no momento, onde estão e no que estão fazendo. Eles têm interesse sincero em seus mentorados e tratam seu tempo investido de maneira importante e profissional. Grandes mentores sempre dão 100% de atenção.

Eles escutam.

Ouvir é a habilidade mais visível dos grandes mentores. É possível entender quando um mentor te escuta através de seu contato visual, linguagem corporal e seus conselhos realmente eficazes. Grandes ouvintes e são curiosos, querem ouvir, aprender mais e diversas vezes isentos de julgamentos. Às vezes, isso é o que um mentorado precisa, apensar ser ouvido e para pensar sobre seus caminhos e atitudes.

Eles fazem perguntas impressionantes. 

Mentores incríveis não contam apenas histórias de sucesso e “vomitam” conselhos de autoajuda. Além de ouvir, eles fazem perguntas incríveis! Muitas delas podem vir como um soco na cara, mas transformam a vida e a direção do seu negócio em poucos minutos. Diversas vezes apenas uma pergunta pode valer sessões de horas e horas de mentoria.

Eles são modelos. 

Mentores incríveis estão sempre conscientes do reflexo de seus comportamentos na vida de outras pessoas e estão à todo tempo, de maneira justa e transparente, buscando ser um exemplo.

Eles mantêm suas promessas.

Sessões de mentoria muitas vezes terminam com uma lista coisas pra fazer. Grandes mentores são habilidosos em resumir as tarefas, priorizá-las e entregar tudo pronto na data correta, sempre mantendo suas promessas e acordos.


Eles compartilham histórias incríveis

Imagine quantas histórias incríveis que Flavio Augusto da Wise Up  e Jorge Paulo Lemman podem contar? E quantas dessas histórias podem trazer aprendizado para o seu desenvolvimento? Grande mentores ensinam muito através de suas histórias e não têm medo de expor seus medos, defeitos ou fracassos.

São pacientes

Por mais que um grande mentor dê o caminho das pedras para o sucesso, ele sabe que todo aprendiz precisa de tempo para cometer erros, aprender lições e crescer no seu próprio ritmo.

Respeitam e honram a confidencialidade

Se você ouvir um mentor contando uma história íntima de um de seus pupilos, pode ter certeza que este não é o mentor ideal. Um grande mentor deve tratar seus pupilos como em um confessionário, onde tudo o que é dito fica ali e não é compartilhado com mais ninguém, seja cônjuge ou em mesa de bares.

Procure um mentor

Mostre o seu interesse real em aprender o que ele sabe pois nenhum mentor vai colaborar com quem não quer aprender de fato. Procure algum mentor próximo de você, da sua cidade e faça uma proposta de mentoria, deixando que ele decida o tempo e dia de cada conversa. Lembre-se, todos mentores dão muito valor no tempo e não vão ficar batendo papo improdutivo com você e muito menos conversando sobre sonhos. O foco do mentor sempre será fazer você sair do lugar e executar seus projetos.

Categorias: Startup